Tião Viana defende critérios ambientais para licitações públicas



Em discurso nesta terça-feira (13), o senador Tião Viana (PT-AC) defendeu a adoção, pelo Brasil, de critérios ambientais nos processos licitatórios públicos. O senador informou ter apresentado projeto de lei (PLS nº 25/07) que determina a aplicação de critérios de sustentabilidade ambiental às licitações promovidas pelo poder público.

Tião Viana informou que cerca de 30% do Produto Interno Bruto (PIB) do país são transferidos para compras governamentais, tanto no âmbito da União, quanto de estados e municípios.

- É um volume extraordinário de recursos e não temos regras de responsabilidade ambiental a quem vende o produto ou para quem compra - afirmou.

Tião Viana citou experiência semelhante adotada pela União Européia há dois anos, intitulada de "Comprando Verde", que inclui o conceito de compras governamentais sustentáveis. Por exemplo, citou o senador, uma empresa de celulose que não realiza manejo florestal fica proibida de vender produtos a órgãos públicos.

O senador também informou que o então secretário de Meio Ambiente do Município de São Paulo, Eduardo Jorge, na gestão do prefeito José Serra, adotou a compra de papel reciclado pela Prefeitura de São Paulo.

- Com essa atitude, ele estava preservando dois milhões de árvores em São Paulo, que teriam que ser derrubadas para atender uma nova demanda de papel, quando o papel reciclado pôde atender aquela comunidade. Então, a dimensão desse tipo de matéria é extraordinária - afirmou.

Tião Viana também comentou outro projeto de lei de sua autoria (PLS nº 26/07), que dispõe sobre a regulamentação do exercício da enfermagem. O projeto estabelece que num prazo de dez anos todos os auxiliares, técnicos de enfermeiro e parteiros que tenham o ensino médio possam ter garantido o acesso à universidade, de modo diferenciado, para o exercício de um curso superior de enfermagem. Com isso, avalia Tião Viana, o Brasil vai avançar na qualificação profissional do atendimento clínico de enfermagem aos pacientes. O senador concluiu pedindo o apoio dos demais senadores para a aprovação de ambos os projetos.



13/02/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Empresas participantes de licitações públicas poderão ter que observar critérios ambientais

Empresas com boas práticas ambientais poderão ser favorecidas em licitações públicas

Aprovado projeto que exige critérios de sustentabilidade ambiental em licitações públicas

Relator da LDO, Tião Viana quer conhecer critérios usados para paralisar obras suspeitas

Tião Viana anuncia liberação de R$ 40 milhões para creches públicas e filantrópicas

Sérgio Petecão acusa Tião Viana e pede proteção à Mesa; Jorge Viana defende governador do Acre