Walter Pinheiro alerta para necessidade de preservação dos recursos hídricos




Ao manifestar sua preocupação com a previsão feita pela Agência Nacional de Águas (ANA) - no relatório intitulado Atlas Brasil - Abastecimento Urbano de Água - sobre a possibilidade de o país ter problemas de abastecimento de água em mais da metade dos municípios em 2015, o senador Walter Pinheiro (PT-BA) chamou a atenção para a necessidade de preservação dos mananciais.

O relatório da ANA, lançado nesta terça-feira (22), estima em R$ 22 bilhões o total de investimentos necessários para evitar a escassez de água potável no país.

Em seu pronunciamento, Walter Pinheiro considerou fundamental a realização de investimentos públicos na recuperação da vegetação às margens de cursos d'água como forma de proteger esses mananciais do assoreamento.

O parlamentar defendeu também a adoção nos centros urbanos de práticas de uso racional de água, através do emprego de válvulas de descarga econômicas e mesmo da construção de cisternas para a captação da água da chuva.

- É importante o alerta da ANA, pois se isso não for feito talvez as pessoas não acordem para a necessidade de uma ação responsável de preservação de nossos mananciais - afirmou Walter Pinheiro.



22/03/2011

Agência Senado


Artigos Relacionados


Walter Pinheiro: greve da PM baiana alerta para necessidade de 'verdadeira política de segurança pública'

Quintanilha discursa sobre necessidade de preservação de recursos hídricos

Walter Pinheiro aponta necessidade de novo pacto federativo

Walter Pinheiro alerta para continuidade da seca no Nordeste

Valadares pede políticas urgentes para preservação de recursos hídricos

Walter Pinheiro defende mais recursos para saúde