Almeida Lima contesta notícia de que não comparece às reuniões do Conselho de Ética



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) contestou da tribuna afirmações feitas em artigos jornalísticos e notícias a seu respeito publicadas nos últimos dias. Ele citou artigo de Fausto Wolff, do Jornal do Brasil, por ter afirmado que o senador, um dos três relatores do caso Renan Calheiros,"jamais compareceu" às reuniões do Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

- Mesmo antes [de ser relator], e não sendo seu integrante, não faltei a uma única reunião. Quando passei a integrar o Conselho lá estive presente em todas elas, à exceção de uma, que se caracterizava como abusiva e ilegal, tanto que a presidência [do Senado], em questão de ordem levantada por mim, mandou encerrá-la - afirmou Almeida Lima.

O senador questionou ainda notícia publicada no Jornal do Commércio, reproduzindo nota da Agência Estado, onde se afirma que ele, "desde já, insinua que, em nenhuma hipótese, votará pela condenação de Renan". Almeida Lima sustenta que jamais fez tal insinuação ou declaração, observando que a notícia apresenta uma contradição, logo a seguir, ao informar que o senador "afirma que ainda é cedo para dizer como procederá".

- Eu disse expressamente que, apuradas as provas e constatado que o senador recebeu dinheiro da Mendes Júnior, o que até o presente ninguém provou, eu votaria pela cassação do senador. Então, isso aqui é algo vergonhoso. Peço à imprensa que não se comporte desta maneira. Isto aqui é, sim, falta de decoro, de ética, de respeito à sociedade - disse Almeida Lima.

O senador lamentou ainda "a indignidade" de parte da imprensa "ao fazer ilações" de que a licença médica pedida pelo senador Epitácio Cafeteira (PTB-MA), então relator do caso Renan no Conselho de Ética, teria sido "uma desculpa" para se ausentar do processo. Poucos dias depois Cafeteira foi submetida a uma cirurgia no Hospital Sírio Libanês, de São Paulo.



17/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


"Conselho de Ética não pode se transformar em corte de exceção", diz Almeida Lima

Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética

Almeida Lima acusa advogado de Mônica Veloso de mentir para o Conselho de Ética

Almeida Lima critica Lula por excluir do debate discussão sobre ética

Lino Rossi comparece voluntariamente ao Conselho de Ética e mais uma vez inocenta Malta

CPI e Conselho de Ética terão reuniões no mesmo horário