"Conselho de Ética não pode se transformar em corte de exceção", diz Almeida Lima



O senador Almeida Lima (PMDB-SE) afirmou, nesta terça-feira (3), que o Conselho de Ética não pode se transformar num tribunal de exceção. Para o parlamentar,o presidente Renan Calheiros (PMDB-AL), "com a melhor das intenções", cometeu um erro ao enviar a representação protocolada pelo PSOL ao conselho sem consultar os demais membros da Mesa do Senado, e, dessa forma, tornou nulos todos os atos do processo.

Renan Calheiros responde a processo por quebra de decoro parlamentar pela suspeita de ter despesas pessoais pagas por um funcionário da empreiteira Mendes Júnior. A representação do PSOL, que deu início às investigações, foi inicialmente protocolada no próprio conselho e, em seguida, remetida à Mesa. O presidente, então, tomou a iniciativa de encaminhar o processo ao colegiado ad referendum, sem ser questionado.

O erro de tramitação citado por Almeida Lima foi apontado em parecer apresentado na segunda-feira (2) pela Consultoria Legislativa e pela Advocacia Geral do Senado, após análise solicitada pelo presidente do Conselho de Ética, Leomar Quintanilha (PMDB-TO).

- Não se trata de um mero vício formal: a conseqüência é a nulidade. O que existe nos autos é uma ficção de representação; nada mais. Todos os atos foram praticados por um conselho que não tinha competência - disse.

Sob o argumento de que "nem a defesa do presidente Renan existe", Almeida Lima defendeu "o início da produção do contraditório", ou seja, que Renan Calheiros seja notificado e que o conselho lhe conceda prazo para apresentação de uma nova defesa.

Almeida Lima disse que a idéia de que o Senado vive uma crise foi "plantada" pela imprensa, que "defende corruptos", e criticou senadores que supostamente contribuiriam com a "fabricação da crise" por acreditarem que serão beneficiados pelas suas conseqüências.

O parlamentar comparou o comportamento de "parte expressiva do Senado" ao da União Democrática Nacional (UDN) nos momentos que antecederam o golpe militar de março de 1964. Ele frisou que, depois de algum tempo, "a UDN percebeu que havia cometido um grande equívoco".

- Se, por ventura, tivermos uma degeneração institucional, a classe política não irá se beneficiar. Nem o PSDB nem o DEM terão espaço no poder. Quem tem poder hoje no país é o presidente Luiz Inácio Lula da Silva - observou Almeida Lima.

Em aparte, o senador Demóstenes Torres (DEM-GO), a quem Almeida Lima se dirigiu em vários momentos de seu pronunciamento, disse que "ninguém quer provocar crise".



03/07/2007

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima contesta notícia de que não comparece às reuniões do Conselho de Ética

Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética

Almeida Lima acusa advogado de Mônica Veloso de mentir para o Conselho de Ética

Collor adverte que CPI não pode se transformar em tribunal de exceção

Renan diz que Almeida Lima quis transformar Senado em delegacia de polícia

Almeida Lima diz que o PT e Lula querem transformar o Brasil em Estado totalitário