Almeida Lima questiona declarações de Cristovam sobre decisão do Conselho de Ética



Em pronunciamento nesta terça-feira (25), o senador Almeida Lima (PMDB-SE) contestou afirmação do senador Cristovam Buarque (PDT-DF), que voltou a criticar o arquivamento das representações encaminhadas contra o presidente do Senado ao Conselho de Ética e Decoro Parlamentar.

Em aparte ao discurso do senador Eduardo Suplicy (PT-SP), Cristovam disse ter ficado surpreso com a argumentação apresentada por Almeida Lima para defender Sarney no Conselho de Ética. Na opinião de Cristovam, seria correto o acatamento das denúncias, uma vez que o presidente do Senado teria condições de se defender das acusações, as quais seriam analisadas pelos senadores.

- O senador Cristovam tem tido um jeito especial de acusar e agredir o Senado em seus pronunciamentos. Ele falta com a verdade e está sendo insincero. Ele não está com os ouvidos abertos para ouvir explicação de quem quer que seja. Sua Excelência tem o propósito de denegrir a imagem do presidente José Sarney e de enxovalhar o Senado - afirmou.

Almeida Lima lembrou ainda que Cristovam recentemente propôs "ao Brasil um plebiscito visando a extinção do Senado". O senador também dirigiu algumas perguntas ao ex-governador do Distrito Federal e ex-reitor da Universidade de Brasília (UnB), que já não se encontrava presente em Plenário.

- Está em fim de carreira? O Senado não mais lhe serve? Não imagina ser reeleito pelo DF? Vamos agora jogar pedra na Geni? O Senado Federal é a Geni do senador Cristovam Buarque? Isso é um abuso, é enxovalhar a instituição - afirmou.

Almeida Lima disse ainda que os senadores precisam respeitar a instituição de que fazem parte e voltou a reiterar que as representações contra Sarney não poderiam ter sido acolhidas pelo Conselho de Ética.

- Não devemos admitir esse tipo de comportamento. Dizer que a representação poderia ser aceita não é verdade. Ele [Cristovam] está pronto para ouvir e dizer que não ouviu, entender e dizer que não entendeu, para que o Senado continue a sangrar. É um desejo voltado para as câmeras [de TV] com a perspectiva de uma tábua de salvação para sua eleição em 2010 - afirmou.



25/08/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima contesta notícia de que não comparece às reuniões do Conselho de Ética

"Conselho de Ética não pode se transformar em corte de exceção", diz Almeida Lima

Almeida Lima acusa advogado de Mônica Veloso de mentir para o Conselho de Ética

Para Almeida Lima, decisão do conselho foi injusta e não reflete a verdade dos autos

Almeida Lima pede que Congresso se manifeste sobre declarações de Nelson Jobim

Almeida Lima critica Lula por excluir do debate discussão sobre ética