Almeida Lima diz que o PT e Lula querem transformar o Brasil em Estado totalitário



"Assim como o Nazi [Partido Nacional Socialista dos Trabalhadores Alemães], o Partido dos Trabalhadores não formulou um projeto de governo para um mandato de quatro anos: o objetivo foi um projeto de poder para transformar o Brasil em um Estado totalitário, fascista, intolerante e antidemocrático". A opinião foi emitida pelo senador Almeida Lima (PMDB-SE) da tribuna do Plenário. Ele acrescentou que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva é o comandante desse processo.

Na avaliação do senador, Lula, o ex-ministro da Casa Civil, José Dirceu, e o ex-presidente do PT, José Genoíno, enganaram segmentos da Igreja Católica, intelectuais, trabalhadores, artistas e até mesmo políticos que votaram no partido imaginando que estavam construindo uma sociedade igualitária, fraterna e democrática. Ele destacou que nem mesmo os escândalos ocorridos no governo Lula arrefeceram os ânimos e o suposto projeto fascista continua em curso.

- O processo de aniquilamento das instituições democráticas é patente. A ascendência que o governo exerce sobre os Poderes Judiciário e Legislativo não visa ao exercício da busca de apoio para as suas ações de governo, mas, tão-somente, à desmoralização dessas instituições pelas decisões que impõe; e sempre na contramão dos anseios da população brasileira que clama pela cassação dos corruptos que o Legislativo não cassa e pela prisão que o Judiciário não decreta - afirmou Almeida Lima.

O aparelhamento do Estado, segundo o senador, é uma realidade. Na avaliação de Almeida Lima, o PT e o presidente Lula transformaram a administração federal em uma máquina ineficiente ao empregar uma militância partidária "sem preparo e incompetente". Para o senador, esse aparelhamento tem o objetivo da corrupção não apenas para locupletação pessoal, mas também para financiar um Estado totalitário.

Almeida Lima opinou ainda que em vez de fazer o papel de "bobo da corte", como determinados segmentos da sociedade imaginam, o presidente Lula cumpre um ritual criteriosamente elaborado em suas viagens.

- Nossos doutores em ciência e filosofia estão sendo postos para trás pelo retirante semi-analfabeto - disse o senador.

Em aparte, o senador Heráclito Fortes (PFL-PI) concordou que o governo Lula tem um viés autoritário que pode ser exemplificado através de fatos como a tentativa de alteração na Lei de Imprensa, e do cerceamento das obras culturais financiadas pelo Poder Público. Ele também citou o caso da quebra ilegal do sigilo bancário do caseiro Francenildo dos Santos Costa como exemplo da utilização do Estado para fins ilícitos.



30/03/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Almeida Lima acusa PT de buscar projeto de poder totalitário

Renan diz que Almeida Lima quis transformar Senado em delegacia de polícia

"Conselho de Ética não pode se transformar em corte de exceção", diz Almeida Lima

Almeida Lima diz que Lula fez "piada de mau gosto"

Almeida Lima diz que reeleição de Lula está 'sub judice'

Almeida Lima diz que votar em Lula é ser cúmplice de corrupção