Aprovada autorização para Executivo criar Instituto da Biodiversidade



A Comissão de Constituição, Justiça e Cidadania (CCJ) aprovou, nesta quarta-feira (18), parecer favorável do senador Gilvam Borges (PMDB-AP) a projeto de lei (PLS 583/07) do senador Marcelo Crivella (PRB-RJ) que autoriza o Poder Executivo a criar a Fundação Instituto de Pesquisa da Biodiversidade Brasileira (Biobras). No relatório, lido pelo relator ad hoc Osmar Dias (PDT-PR), Gilvam Borges decidiu não acolher voto em separado apresentado pela senadora Marina Silva (PV-AC), que defendia a rejeição da proposta. O PLS 583/07 segue agora para a Comissão de Meio Ambiente, Defesa do Consumidor e Fiscalização e Controle (CMA), onde será examinada em decisão terminativa.

Pela proposta, a Biobras deverá desenvolver pesquisas voltadas à bioprospecção, difundir o conhecimento adquirido e promover o aproveitamento econômico da biodiversidade. Aojustificar a criação do instituto, Crivella lembrou que o Brasil é um dos países mais ricos em diversidade macro e microbiológicas e, no entanto, tem investido muito pouco na pesquisa científica voltada ao aproveitamento econômico de sua biodiversidade.

Ainda segundo o autor do PLS 583/07, o conhecimento, em profundidade, dos recursos genéticos nacionais colocará o Brasil na vanguarda do desenvolvimento tecnológico de diversos produtos, especialmente na área de fármacos e de defensivos agrícolas. Crivella também ressaltou as possibilidades relacionadas ao desenvolvimento, por meio da engenharia genética, de cultivares de maior valor para a agricultura e a agroindústria.

Simone Franco e Rita Nardelli / Agência Senado



18/11/2009

Agência Senado


Artigos Relacionados


Aprovada autorização para Executivo criar Agência Nacional de Energias Renováveis

Aprovada autorização para Executivo criar fundo para proteção de recursos hídricos

CDR vota autorização para Executivo criar ZPEs no Maranhão

Ministério e IBM firmarão parceria para criar portal sobre biodiversidade

Roraima poderá ter autorização para criar região de desenvolvimento

Grupo peruano pede autorização para criar banco no Brasil