"Campanha pela reeleição será simples: basta apresentar os resultados", diz Saturnino



O senador Roberto Saturnino (PT-RJ) afirmou, na sexta-feira (2), que os resultados alcançados pelo governo petista nos últimos quatro anos tornarão relativamente simples a campanha pela reeleição do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. O parlamentar destacou que o desempenho do Brasil na economia, os efeitos das políticas sociais e a situação do Brasil no cenário externo serão suficientes para que a sociedade analise tais resultados.

Para Saturnino, a opção que o governo fez pela política fiscal e monetária conservadora explica-se pelo histórico de hiperinflação, tradicional na economia nacional.

- O receio de que o quadro viesse a se repetir fez com que se puxassem os freios e o crescimento verificado ficou bem aquém do potencial. Ainda assim, ele foi substancialmente maior do que em períodos anteriores - ponderou.

Saturnino ressalvou, porém, que de nada adianta crescer se não houver distribuição de renda, e, nesse sentido, o senador disse acreditar que o governo Lula tem os melhores resultados já registrados na História do Brasil.

- Pela primeira vez, o quadro vai se alterar em favor dos mais carentes. O Bolsa Família, por exemplo, tão criticado por seu suposto caráter paternalista, é um grande programa de redistribuição, com efeitos concretos sobre a renda disponível das camadas mais pobres. Não é à toa que ele desperta o interesse do mundo inteiro - observou.

Além disso, prosseguiu o senador, é importante frisar os avanços verificados na política de reforma agrária, a sustentação e o crescimento do salário mínimo, o microcrédito e as políticas habitacionais.

Quanto à dependência externa, Saturnino pensa que a situação do Brasil no que se refere ao pagamento de sua dívida nunca esteve tão favorável.

- É claro que a independência não está ganha, mas é preciso reconhecer que o país emerge de um quadro que sempre foi asfixiante. Isso reafirma nossa soberania e nos permite tomar decisões livres de pressões - enfatizou.

Saturnino também disse considerar fundamental que o governo Lula tenha interrompido o ciclo neoliberal, na medida em que barrou a política de privatizações e passou a reforçar a estrutura da máquina do Estado.

O senador não ignora, no entanto, a necessidade de se dar destaque à questão ética. Reforça, porém, que "não aumentou a corrupção; aumentou a apuração da corrupção".

- A corrupção é intrínseca aos processos políticos e não foi menor em períodos anteriores. Só que outras CPIs [comissões parlamentares de inquérito]nunca foram instaladas. A oposição vai bater nessa tecla, mas o governo vai ter sua resposta - afirmou.

Em aparte, a senadora Ana Júlia Carepa (PT-PA) destacou os resultados referentes ao crescimento interno.

- A população pode comprar mais porque o salário mínimo aumentou. Isso é distribuição de renda - disse.

02/06/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Meirelles vem ao Senado apresentar resultados do trimestre

Saturnino destaca resultados do Fórum Social Mundial

Projeto que diminui período de campanha eleitoral será examinado pela CCJ

FINANCIAMENTO PÚBLICO DE CAMPANHA SERÁ APRECIADO PELA CCJ NA PRÓXIMA SEMANA

Lando e Saturnino debatem na TV Senado resultados do Fórum Social Mundial

Campanha pela formalização dos empregados domésticos será lançada nesta terça