"Chacho" Álvarez afirma que o desafio do Mercosul é combater a desigualdade



O presidente da Comissão de Representantes Permanentes do Mercosul, o argentino Carlos "Chacho" Álvarez , afirmou que o desafio do Mercosul é realizar políticas públicas contra a pobreza, a desigualdade e em prol do crescimento sustentável dos países da América do Sul.

- Se não se combate as desigualdades, não há construção da comunidade regional do Mercosul - ressaltou o parlamentar.

Carlos Álvarez disse que a nova época criada com as últimas eleições nos países da região mostra a necessidade de um Mercosul mais amplo, com um modelo de desenvolvimento para a região.

Apesar de não ter a magnitude de organizações como a União Européia, o Mercosul se mostra capaz de implementarpolíticas públicas em nível regional, declarou Carlos Álvarez .

Para isso, segundo ele, os líderes desses países, legitimados pelas últimas eleições, devem instituir uma estratégia de crescimento de longa duração.

- Este ano, apesar das tensões, dos conflitos, apesar dos problemas, tivemos o ingresso daVenezuela e a aproximação da Bolívia ao Mercosul; a instituição do Parlamento; o início de programas regionais, como o plano de combate à aftosa e avançamos na dimensão social do bloco - disse o parlamentar.

Carlos Álvarez ressaltou a importância das relações dos países do Sul com a Venezuela, que antes era um país voltado para o Caribe. Também destacou o trabalho do presidente Luiz Inácio Lula da Silva para o ingresso da Bolívia no Mercosul.



14/12/2006

Agência Senado


Artigos Relacionados


Redução da desigualdade no mundo será desafio nos debates da Rio+20

Para senadores, fim da desigualdade regional pode combater discriminação

Escola em dois turnos ajuda a combater desigualdade, defendem coordenadores de educação

Dilma afirma que "é na creche que se ataca a raiz da desigualdade social"

Cúpula Social do Mercosul celebra mudança política e condena desigualdade na região

Roraima vai representar o país no Desafio Sebrae Mercosul