RECURSOS HÍDRICOS DEVEM TER UMA POLÍTICA ADEQUADA, DIZ PROFESSOR



O Sistema Nacional de Gestão de Recursos Hídricos precisa ser colocado logo em prática, a fim de que o país tenha uma política adequada para o setor, disse o professor Eduardo Lanna, do Instituto de Pesquisas Hidráulicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, ao participar do seminário Águas 2000 - Qualidade de Vida e Desenvolvimento.
Para que isso ocorra, disse o professor, é preciso que o Senado aprove o projeto que trata do gerenciamento da política de recursos hídricos e o que cria a Agência Nacional de Águas (ANA). Somente após o Congresso Nacional deliberar sobre essas matérias, no seu entender, é que o país passaria a ter de fato um sistema de gestão da água.
O professor Eduardo Lanna entende também que a noção da escassez e da vulnerabilidade da água e conceitos sobre recursos hídricos devem fazer parte do cotidiano das pessoas. Isto só será possível, observou o professor, a partir da educação da população, a começar pelos alunos de lº e 2º graus.
Entende o professor que a ciência e a educação devem caminhar juntas para que o país preserve os seus mananciais e tenha uma água potável de boa qualidade. Nesse sentido, ele defendeu o incentivo, pelo governo, à implantação de cursos de graduação e pós-graduação no setor de recursos hídricos, como forma de o país ter uma política séria de preservação da água.
O professor Rubem Porto, da Universidade de São Paulo, também tomou parte dos debates da mesa-redonda sobre o tema Água, Ciência e Educação. Ele concordou com a importância da educação na preservação dos recursos hídricos e defendeu, ainda, a destinação de mais recursos governamentais para pesquisas no setor.
O secretário adjunto do Ministério da Ciência e Tecnologia, Rui Henrique Albuquerque, informou que o presidente Fernando Henrique Cardoso deverá autorizar, nos próximos dias, a liberação de R$ 50 milhões que deverão ser aplicados na áreas de recursos hídricos.

29/03/2000

Agência Senado


Artigos Relacionados


AGÊNCIA IMPLEMENTARÁ POLÍTICA DE RECURSOS HÍDRICOS

Todos os estados devem adotar políticas de recursos hídricos, diz presidente do Conselho Mundial da Água

Política de recursos hídricos entra em debate no Senado

Seminário apresenta Política Nacional de Recursos Hídricos

CI debate Política Nacional de Recursos Hídricos com diretor da ANA

CI debate política de gerenciamento de recursos hídricos do país