Ruben Figueiró quer atuação rigorosa da CPI da Espionagem



O senador Ruben Figueiró (PSDB-MS) pediu uma “atuação rigorosa” da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) que investigará a espionagem cometida no Brasil pela Agência Nacional de Segurança dos Estados Unidos (NSA). A CPI foi instalada na tarde desta terça-feira (3).

Para o senador, os atos de espionagem não ferem somente a pessoa da presidente – que teve telefonemas e mensagens eletrônicas interceptadas pela agência –, mas, por meio dela, a própria soberania nacional. O parlamentar afirmou ser imprescindível saber as verdadeiras intenções da NSA.

O parlamentar considerou “extremamente cautelosas” as reações do Palácio do Planalto e do Itamaraty sobre a denúncia de espionagem. Citou artigo de sua autoria, publicado pela mídia sul-mato-grossense, com o título Esqueceram Rio Branco, sobre a “incipiência da diplomacia brasileira” no caso da fuga do senador boliviano Roger Pinto Molina para o Brasil e sua consequência, a demissão do ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota.

- O Itamaraty não faz mais a gestão diplomática que lhe ensinara (o Barão de) Rio Branco, ou seja, com propriedade para o momento, firmeza e respeito aos países com os quais temos reciprocidade, tanto política quanto econômica – afirmou.

No mesmo pronunciamento, o senador apoiou o Movimento Nacional pela Advocacia Pública, defendendo a autonomia funcional, administrativa e financeira para instituições como a Advocacia Geral da União, a Procuradoria da Fazenda Nacional, a Procuradoria Geral da República e as procuradorias das autarquias, estados, Distrito Federal e municípios. Lembrou que essa autonomia já é assegurada a todas as outras funções essenciais à Justiça.



03/09/2013

Agência Senado


Artigos Relacionados


Ruben Figueiró promete atuação independente e com senso crítico

Ruben Figueiró quer separadora de gás em Mato Grosso do Sul

Ruben Figueiró quer solução para conflito de terras

Ruben Figueiró quer plano para melhorar a saúde

Ruben Figueiró quer fim da contribuição previdenciária paga por servidores inativos

Ruben Figueiró quer debater royalties de utilização de recursos hídricos